terça-feira, 2 de outubro de 2012

Amsterdam


E aí, pessoal?

Everthing ok? J

Bem... Vamos as novidades!

Há algum tempo eu estava planejando um “mini-tour” aqui dentro da Europa. Escolhi o mes de Setembro por ser o fim do verao aqui (mas com resquícios de calor) e o inicio da baixa temporada em funcao da volta as aulas.

Bem... Para se viajar dentro da Europa, voce tem a opcao de comprar um pacote fechado de viagens by train pelo site http://www.raileurope-world.com  . Funciona assim: voce paga um valor fechado e pode fazer viagens ilimitadas em 3 a 5 países vizinhos para escolher numa variedade de 24 países. As viagens devem ser feitas de 5 a 15 dias em 2 meses. Tem outras opcoes tambem... mas essa aí é a mais em conta. Tipo, para aquilo que eu precisava, sairia a  222.

Existe tambem a opcao do mesmo pacote porem by coach pela Eurolines http://www.eurolines.com/en/eurolines-pass/ . Pra mim, este sairia a € 210 (quase o mesmo preco do Eurail Pass, entao acredito que nao compensa).

Embora a viagem de trem seja bem mais rapida e confortável, minha grana era curta demais para comprar este tipo de pacote. Entao... Fui comprando passagens separadamente mesmo... E, em sua maioria, by coach.

Entao no dia 03 de setembro comecei a minha “mini-trip”. Foram poucos dias, mas foi o suficiente para ser inesquecível!!!!

Comecei por Amsterdam. Paguei  £20.00 by coach na passagem de London -> Amsterdam (http://uk.megabus.com ). Na verdade, teve uma parada em Bruxelas também, mas foi tao rápido que nao deu nem pra tirar foto dos lugares lá....


Gente! Em Amsterdam was amazing! Cheguei de manha cedinho sem nenhum mapa nas maos. A única coisa que eu tinha sobre a cidade, era um impresso do Google Maps sobre como faria da estacao de onibus que desci até o hostel que ficaria hospedada. Isso já era o suficiente. Aqui na Europa o transporte público é uma maravilha! Peguei um “tram” (o que pra nós é algo similar a bonde) e comprei imediatamente o “pass for day” por € 7.50 – validade de um dia para quantas viagens eu quisesse fazer. Sem muita dificuldade, achei meu hostel que ficava há, mais ou menos, uma hora da estacao e parti para conhecer “a cidade mais livre do mundo”.

 

Gracas a Deus, o clima estava muito favorável! Estava delicioso, na verdade. Como disse um conhecido: tive a sorte de pegar 2 dos únicos 5 dias quentes e sem chuva do ano na cidade.
Antes de ir pra la, tinha lido sobre Amsterdam e sobre os canais que cortam a cidade, mas sinceramente eu nao imaginava que eram tantos! O que também contribui para a beleza do lugar! Esses canais, na verdade, parecem mais ruas no estado líquido mesmo. O tempo todo se ve botinhos e barcos de um lado para o outro.


 
 
O meu tempo naquela cidade seria de apenas 2 dias. Muito corrido. Entao, no animo movido a “Red Bull”, fui em direcao ao meu primeiro destino: Museu do Van Gogh.  Embora eu nao seja uma verdadeira admiradora de artes, este Museu era um dos “carros-chefes” da Holanda. Eu nao poderia ir na cidade sem visitá-lo. E... ainda bem que fui! O museu é lindo e gigante! Conta a história do maior pintor que a Holanda já teve: desde sua infancia inteligente e dedicada, até seu distúrbio mental que acarretou em suicídio. Ironia saber que Van Gogh chegou a passar fome e seus quadros (que estao entre os mais caros do mundo) só foram valorizados depois de sua morte.
 

Bom, depois de gastar um generoso tempo lá dentro, fui para a Praca dos Museus da cidade. Onde tem o famoso letreiro: “ I Amsterdam”. Linda praca! Tem um imenso gramado em frente apropriado para jogar bola e relaxar debaixo de uma árvore. E, claro, eu cochilei debaixo de uma generosa sombra lá. J  Ow... tudo de bom.

 
 
 

Outro passeio super recomendado por blogueiros no Mochileiros.com em Amsterdam é o Vondelpark que fica próximo da Praca dos Museus. Ow... Lindo! Mil vezes Lindo! Repleto de jardins, pontes romanticas (¬¬) , lagos e mais lagos, coretos... enfim Maravilhoso! Valeu demais a visita!

 
 

No outro dia, tinha como destino 3 atracoes: A casa de Anne Frank, um Coffeeshop qualquer e a famosa (e temida) Red Light District.

Bem... Um dos melhores livros que li na minha vida foi “O diário de Anne Frank”. Eu lembro que, enquanto lia, eu sempre ficava imaginando como teria sido várias pessoas morarem escondidas num porao durante tanto tempo por causa de serem, simplesmente, Judias (isso durante a Segunda Guerra). Eu definitivamente tinha que na antiga casa dela que hoje é um museu. Chegando lá...  A fila estava imensamente gigante! E eu só tinha mais um dia pela frente... Entao... ficou para a próxima vez. :/ Mas deu para salvar uma foto com a escultura da menina J
 
 
 
 
 
 
Em seguida, fui em direcao a um coffeeshop qualquer. (MAE, eu juro, só queria conhecer!! =P). E isso já era a tarde.
Uma das maiores desvantagens de se viajar sozinha é que voce nao anima ir pra “barzinho” e ficar sentada, no estilo “Forever alone”. É bem depressivo, eu acho. Entrei nuns 3 coffeeshops pra ver como funcionava o “esquema” lá... Mas nao consegui ficar mais que 3 minutos em nenhum: Primeiro: é uma catinga do caramba. Segundo: tem muito mais homem que mulher. E eu nao tava no pique de sentar sozinha numa mesa ou no balcao de um coffeeshop e, sei lá, chegar um “doidao” e vir conversar comigo...
Com isso, eu nao sei dizer como funciona a venda de  “Marijuana” dentro desses lugares. O que eu vi, e muito, era umas mesinhas nas calcadas (especialmente no centro) e um monte de gente meio que, digamos, “aéreas”. Numa risaiada danada, olhos vermelhos e com falas arrastadas.
Acredito que com a nova lei na Holanda que deve entrar em vigor em 01/01/2013, o número de turistas na cidade deve reduzir consideravelmente. Isso porque só os moradores da cidade acima de 18 anos previamente cadastrados poderao comprar maconha nos Coffeeshops.
Bem... Parti para o último destino: a Red Light que fica bem perto da estacao central da cidade. O que facilitou eu pegar o onibus de Amsterdam para Berlin a noite.
Entao... Gente, enquanto andava naquela regiao, eu me senti imensamente triste. Nossa...
Embora seja um assunto bem discutido, esclarecido e legalizado para os holandeses, para nós que nao estamos acostumados, é bem impactante. Foi meio triste ver as mulheres se expondo com roupas provocantes feito mercadorias naquelas janelas. Umas tao jovens, outras nem tanto... Mas enfim, a Red Light é tambem um ponto turístico da cidade que é visitado por homens, mulheres, senhoras... E a recomendacao para todos é: NUNCA FOTOGRAFE AS MENINAS OU AQUELA REGIAO! Entao fica a dica para quando voces forem lá.
Outro ponto que Amsterdam chamou minha atencao é que a cidade é bem ciclística  Para ser sincera, eu perdi as contas de quantas vezes quase fui atropelada por uma bike lá. J
Fazendo um resumo sobre minha passagem pela cidade, eu diria que, quando penso sobre a Amsterdam associo 6 coisas: modernidade, biciletas, beleza, canais, maconha e prostitutas (nao necessariamente nessa ordem, mas tá valendo).
Naquela noite, parti em direcao a Berlin: A cidade surpreendente!
 
 
Mas isso eu conto outro dia... Senao, meu post vai ficar gigante e voces nao terao paciencia de le-lo. J
No mais... Muito obrigada por lerem meus posts. Eu fico imensamente feliz quando alguem comenta aqui (Aline, Teté, Ramon, Suelen) ou me manda email (Geraldo, Derione) ou comenta comigo de alguma outra forma. Enfim, obrigada por lerem :)
Família,
Amo vcs. Saudades.
=**
 
 

6 comentários:

  1. Ou Cris... tô te acompanhando de pertinho viu! amsterdam parece ser muito bonita. Voce foi sozinha? e voce pede pra qualquer um na rua tirar foto pra voce? que legal!

    ResponderExcluir
  2. Adorei...
    Voce ta linda...
    Quero ver os proximos posts.
    Nao esquece de colocar.
    To com mta saudades.
    Sem voce aqui fica mto chato...

    Bjusss...

    Stephanie

    ResponderExcluir
  3. Linda,
    adorei os posts.
    Saudades imensas.
    Beijos
    Naína.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris! Adoro postar aqui tb, e sem querer querendo vc me deu várias dicas. Estou querendo fazer um tour aí ano que vem, e já estou debulhando os sites que vc passou. Aproveita e faz um ranking dos melhores lugares kkkk. E poste mais dicas para economia kkkkk. Bjossss

    ResponderExcluir
  5. Eiiii Cris! :)
    Nossa, quanta disposição. Acho que eu teria MUITO medo de viajar sozinha em uma cidade que eu nao conheço.
    Mas certa está você que está explorando ao máximo a sua estadia aí!!!
    Kisses girl!!!

    ResponderExcluir
  6. Ei cris td bem??? Sou a Polly do Ari da PUC (rssss) adorei seu blog, parabéns! Muito criativo, culto e interessante.... Tbm tenho um blog.... Um pouco diferente do seu rssss,,,, mas da má passada lá! Venho te visitar aki de vez em quando, pois adorei cada parágrafo!!!

    ResponderExcluir